Abril Poético

Publicado em: 02/04/2018 10:53:57 - Atualizado em: 02/04/2018 10:53:57
Festas e Shows Clube Dom Pedro

Abril Poético

Promovido pelo Grupo Lesma, de Lafaiete, o evento contará com artistas mineiros, do Rio Grande do Norte (RN) e recebe ainda músico da Alemanha

Nos dias 25 e 26 de abril o Clube Recreativo Dom Pedro II recebe pela primeira vez o evento cultural “Abril Poético”. Trata-se de um salão de poesia realizado há 12 anos pela Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA, de Conselheiro Lafaiete. A programação do Abril Poético ocorre durante todo o mês de abril contemplando nove cidades mineiras nas regiões Central e Sul de Minas.
No Dom Pedro II o circuito Abril Poético vai do popular ao erudito com poetas, músicos e artistas de Conselheiro Lafaiete e região e ainda três artistas que vêm do Rio Grande do Norte: Regina CasaForte, Mazinho Viana e Oswin Lohss, todos residentes na vila artística de Pium, região metropolitana de Natal (RN), sendo este último um renomado pianista de Hamburgo, na Alemanha, que escolheu nosso país para morar e desenvolver seu trabalho artístico.
Haverá ainda o lançamento do livro “Rosa nos tempos”, da escritora Maria do Rosário Rivelli. Natural de Brás Pires, Rivelli é médica psiquiatra e psicanalista, passou a infância em Conselheiro Lafaiete. Saiu da cidade para estudar em Juiz de Fora, onde se formou na UFJF e seguiu sua carreira trabalhando com a medicina em Betim e várias outras regiões. De volta a Lafaiete, ela está publicando seu primeiro livro de contos, fruto de sua paixão pela literatura.

Homenagem a Zé Prainha pelos seus 50 anos de Rádio

Completando esta programação, o Clube D. Pedro II contará com espetáculos de violeiros e artistas regiões entoando pérolas do cancioneiro regional e músicas de raiz. Na ocasião haverá uma homenagem ao radialista Zé Prainha pelos seus 50 anos de atividades radiofônicas, sobretudo na rádio Carijós, onde conduz programas como “Manhã na Roça e o Sertão na Cidade”.

Conexão Minas Potiguar

No dia 25 (quarta-feira) na tradicional “Comida de Buteco” haverá show com o trio potiguar Mazinho Viana, Regina CasaForte e Oswin Lohss. Mazinho Viana é músico, instrumentista, cantor e compositor atuante desde 1983 com trabalhos em bandas de baile, barzinhos, teatros com carreira solo e integrando grupos musicais. O pianista, produtor musical e compositor Oswin Lohss integra o “Conjunto Schön (“Lindo”, em alemão), que desenvolve um trabalho erudito, pop e jazzy na mesma levada. O grupo apresenta um trabalho autoral num estilo de composição livre combinando várias influências sonoras em músicas plenas de referências.
No Brasil ele já se apresentou São Paulo, Fortaleza, Bahia e Recife. É a primeira vez que vem a Minas Gerais. Fora do país já esteve por duas vezes na Alemanha, além de Chile e Paraguai. Gravou seis CDs, dois solos e quatro em parcerias
Regina CasaForte é cantora, musicista e artista plástica nascida em Recife, no bairro de Casa Forte, do qual adotou seu nome artístico. Viveu sua infância e adolescência na inquietude de desenhar e pintar as cores do céu, do mar e da cana de açúcar presente na Zona da Mata de Pernambuco.
Dona de uma aptidão genética que ela define como “intuitivamente primitiva”, é na sua mãe que Regina encontrou o exemplo para embrenhar-se no mundo das artes.  Traz dentro de si o desejo de cantar e tocar, herança que carrega dos ancestrais paternos, músicos e compositores da rica cultura nordestina. Atualmente reside em Pium, na região metropolitana de Natal (RN).

Literatura e cultura popular

Na quinta-feira (26) a programação do Abril Poético no D. Pedro II privilegia a cultura popular com apresentações de vários violeiros lafaietenses e da região, além de prestar uma homenagem ao radialista Zé Prainha, figura muito conhecida pelo seu trabalho, principalmente na Rádio Carijós AM, onde conduz programas sertanejos de resgate de músicas de raiz e incentivo a novos artistas do meio.
Finalizando a programação da noite, haverá o lançamento do livro de contos “Rosa nos tempos”, de Maria do Rosário Rivelli. Primeiro livro da autora, a obra é produzida pela Lesma Editores, apresentada pelo poeta Ronald Claver, que conduz projeto de Oficina Literária em Belo Horizonte e tem ainda texto assinado pelo professor Arlindo Lúcio da Cunha Andrade, do qual Rivelli foi aluna na Escola Estadual Narciso de Queiróz, em Lafaiete.

Deixe seu comentário: