Atividade Física e Saúde

.

Publicado em: 06/05/2014 08:40:25 - Atualizado em: 06/05/2014 08:40:25
Saúde e Bem Estar Fabrício Leao

Atividade Física e Saúde

 

Com a correria do dia a dia o homem moderno vai deixando de lado a prática de atividades esportivas, provocando vários distúrbios como má alimentação, obesidade, stress, dentre outras. É comum encontrarmos em academias, alunos que estão praticando as atividades por orientação médica ou para prevenir alguns dos fatores citados anteriormente causados pela falta de atividade física.

Em geral, a prática de um esporte conduz a uma melhora na capacidade cardiorrespiratória e na circulação, fortalece a musculatura, os tendões e até os ossos, deixando o corpo mais protegido contra lesões, torções e fraturas. Isso sem levar em consideração a melhora na questão estética e metal, diminuindo o peso corporal, definindo a musculatura, auto estima, auto imagem, etc.

Mas vamos lá. Qual seria o melhor esporte ou atividade para se fazer objetivando resultados positivos com a prática? A resposta é: A atividade que você gostar e lhe dá prazer. A escolha da atividade é fundamental para que você consiga ter seus objetivos alcançados. Praticando o esporte que gostamos, não faltamos as aulas, ficamos cada vez mais motivados e o risco de desistir da atividade física é bem menor. Além disso, se são capazes de trazer inúmeros ganhos para a saúde do corpo e da mente, é importante saber que os exercícios se diferenciam entre si no que diz respeito a resultados específicos. Por isso, é tão importante fazer uma escolha acertada entre as várias modalidades disponíveis, antes mesmo de começar a treinar. Para cada objetivo, existem atividades que são mais indicadas, pelo tipo de trabalho físico que proporcionam. De acordo com a sua meta, é possível estabelecer uma rotina de treinos personalizada, que vai garantir resultados mais rápidos e eficazes.

Outro fator muito importante nessa relação saúde e esporte é a alimentação.  O único jeito de perder gordura é ingerir menos calorias do que se gasta diariamente. Ao iniciar uma dieta com déficit calórico o nosso organismo inicia uma série de adaptações para tornar essa perda cada vez mais difícil, afinal a gordura é o tecido de reserva energética, uma verdadeira riqueza estocada a duras penas (mesmo que você e seus padrões estéticos não concordem com isso).

Portanto, mãos a obra. E não se esqueça, para fazer atividade física procure um profissional graduado para sua orientação.

Fabrício de Paula Santos

Educador Físico

CREF 015070 G/MG

Deixe seu comentário:

CAPTCHA