História

O Clube Recreativo D. Pedro II foi fundado em 04/04/1927, sendo seu primeiro presidente o Sr. José dos Santos Reis Coutinho.

Em 1932, alguns dissidentes da diretoria do "Pedro II" fundaram o "Primavera Clube", que funcionou num prédio com sacadas de ferro que existiu no mesmo local onde hoje se encontra a atual sede do Clube D. Pedro II, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 29, Centro, em Conselheiro Lafaiete. Naquela época, o Clube D. Pedro, que possuía apenas sua Sede Social, funcionava num velho prédio que existiu ao lado do Supermercado Brasil e que foi destruído por um incêndio.

Na década de 1940, o clube adquiriu o prédio onde existiam o “Primavera Clube e o Cine Avenida”, para ser sua Sede Social, permanecendo por muitos anos naquele local (Foto 2).

Mais tarde, o imóvel foi demolido e, no mesmo local, o atual prédio da sede social começou a ser construído pela diretoria presidida pelo Sr. Antônio Carlos de Souza Júnior, sendo concluído em 09/11/1968 pela diretoria presidida por José Espada.

Na presidência do Sr. José Espada foi adquirida uma chácara no Bairro Carijós, que pertencia ao Sr. Horácio de Almeida Casarões, para ali ser construída a Praça de Esportes do clube. No terreno existia uma casa que foi mantida no mesmo estilo e onde funciona hoje o Bar Central. (Foto 3).

Em 1974, tiveram início os trabalhos de construção da ampla Praça de Esportes, pelo então presidente Sr. José Acir de Rezende (Dedé) e sua diretoria, tendo sido concluídas as obras das piscinas, do primeiro campo para futebol soçaite e dos vestiários no primeiro andar do prédio onde hoje funcionam as saunas.

O Presidente Sr. Antônio Carlos de Souza Júnior promoveu, juntamente com toda diretoria, um baile na Sede Social, que contou com a apresentação musical da cantora Ângela Maria. As diretorias seguintes, presididas respectivamente pelos Srs. Arnaldo Francisco Pena e Vander Magalhães Moreira, atuaram decisivamente na modernização e na manutenção das atividades implantadas e em execução no clube.

Na presidência do Sr. Antônio Venâncio de Carvalho foram feitas ampliações e diversos melhoramentos na Praça de Esportes, tendo sido adquirida mais uma área do Sr. Horácio de Almeida Casarões, completando, assim, a área total da Praça de Esportes que é de 76.000 m2.

Em 12 de abril de 1986, a Diretoria presidida por João Vítor Fernandes promoveu um elegante baile em sua Sede Social, que contou com a presença do Príncipe D. Pedro de Orleans e Bragança (Foto 4).

O presidente Sr. João Lúcio Baêta Franco em seu primeiro mandato, construiu o prédio onde hoje é o Salão de Sinuca e cimentou toda área acima das arquibancadas das piscinas, prosseguindo com diversos melhoramentos para o associado. No mandato do presidente Sr. Wagner da Silva Lanna, foi realizada decisiva atuação na melhoria das piscinas, com a troca dos filtros e recapeamento de todo o piso. Na mesma época, foi instalado o poço artesiano e construída a primeira Subestação da CEMIG, com capacidade de 150 KVA.

A diretoria presidida por José Augusto de Souza Filho (Juquinha), construiu o prédio do "Recanto Colonial", onde funcionam as quatro saunas, vestiários, salas de apoio e o salão para eventos sociais e boates, com entrada pela Rua São Jorge (Foto 5).

Na época do presidente Célio Cabral, foi feita a drenagem de água ao redor de toda pista de caminhada e ainda a instalação dos toboáguas para crianças e adultos. Foram ainda modernizadas as quadras de tênis.

Esta diretoria também iniciou a construção de um prédio em três pavimentos, com entrada pela Rua Cônego José Henriques, com a seguinte composição: lavanderia, garagem, vestiários para funcionários, almoxarifado e compras no 1º pavimento; salão para ginástica no 2º pavimento e salão para festas no 3º pavimento, cujas obras foram concluídas e inauguradas pela diretoria presidida por João Lúcio Baêta Franco em seu segundo mandato, no ano de 1996.

João Lúcio promoveu a ampliação e reestruturação do Bar Central, criando no 2º pavimento, o espaço denominado "Varandão", onde acontecem apresentações musicais às sextas-feiras e domingos que muito contribuem para animar a Praça de Esportes (Foto 6).

Em 19 de dezembro de 1998 o presidente João Lúcio Baêta Franco, com o apoio de sua Diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal concluiu a construção do "Salão de Eventos" que, com área útil de 1.162 m2, proporciona aos associados um amplo espaço para a prática de variados esportes, possuindo uma quadra poliesportiva, uma quadra para badmington e peteca, sala de primeiros socorros, fraldário, quatro sanitários e mesas de ping-pong e pebolin (totó), sendo ainda o espaço onde hoje acontecem as maiores realizações sociais do Clube.

Em 1999 foi inaugurada a nova Subestação da CEMIG, com instalação de um transformador com capacidade de 300 KVA e Rede Primária 13.8 KV, capaz de atender à demanda de energia elétrica de toda a Praça de Esportes.

Continuando essa progressiva administração foram iluminados os campos dois e três de futebol soçaite assim como realizada toda a informatização do clube com cabos de fibra ótica, interligando as diversas áreas ao Centro de Processamento de Dados. Foi ainda instalado um gerador de energia movido a diesel com capacidade de gerar ate 300KVA para atender a eventuais emergências do clube.

Em busca de um melhor funcionamento e procurando unificar todos os setores do Clube, foi inaugurada no dia 10/11/2000, a bela sede administrativa do clube, situada na Praça de Esportes, na esquina da Rua Floriano Franco com a Rua São Jorge, com portaria equipada com catracas eletrônicas, recepção, central de atendimento para os sócios, convidados e fornecedores, sala de reunião, biblioteca, salas departamentais e das diversas diretorias. Com mais essa inovação, todo o atendimento foi centralizado na Praça de Esportes, desativando o atendimento da sede social da Rua Marechal Floriano Peixoto.

Em 2004 foi inaugurada a piscina coberta semi-olímpica e aquecida com coletores solares e bombas de calor.

Ainda durante a administração do presidente João Lúcio Baêta Franco, foi inaugurada uma área para churrasco, espaço onde hoje acontecem animadas reuniões entre os sócios. Juntamente com a área das churrasqueiras foram inauguradas mais duas quadras de vôlei.

Em 2005, o clube montou no prédio do Almoxarifado uma moderna academia de musculação e ginástica. Prosseguindo com as melhorias, a diretoria presidida por João Lúcio implantou um novo parquinho com modernos brinquedos no entorno do campo society nº 3 e uma capelinha consagrada a Nossa Senhora Aparecida

Na diretoria presidida pelo Sr. José Silvestre Vieira, no biênio 2007/2008, foram implantadas várias melhorias, como a instituição de promoções sociais, esportivas e recreativas que atendessem às diversas faixas etárias dos associados, assim como alterações nas instalações físicas, como: colocação de grama sintética no campo soçaite 1, construção de um vestiário no mesmo local, ampliação da passagem para a área das churrasqueiras, ampliação do bar varandão, troca do piso das piscinas e do salão de eventos, aquisição de 48 espreguiçadeiras para a área das piscinas, reforma do vestiário e da sauna masculina, adoção de cartões magnéticos para pagamentos de mensalidades e compras, implantação de leitura biométrica de impressões digitais para facilitar ao acesso ao clube, montagem do projeto para transformação do antigo Cine Avenida num moderno espaço multi-meios que foi encaminhado ao Ministério da Cultura para aprovação nos parâmetros da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e realização da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Seleções de Futebol Society, que contou com a participação de representantes dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Na diretoria, presidida pelo Sr. José Cruz Siffert, no biênio 2009/2010, o clube, além da manutenção das atividades sociais e esportivas, realizou as seguintes obras: colocação de piso sintético nos campos society 2 e 3, reforma do banheiro feminino, pintura de todas as quadras esportivas em cores padronizadas, construção de um moderno bar no entorno do campo society nº 1, reforma dos banheiros e do bar da sede social, troca de todo o piso na entrada da praça de esportes, finalização do projeto de reforma do Cine Avenida, com a aprovação do Ministério da Cultura para a obra, autorizando o clube a negociar os patrocínios para a execução da obra, que representará um marco na cultura lafaietense, com a construção de um espaço onde será possível a realização de exibições cinematográficas, teatrais, shows, palestras, encontros, seminários, etc. estando disponíveis para o público 458 lugares, confortavelmente instalados dentro de um ambiente com ar condicionado e modernas aparelhagens cenotécnicas, luminotécnicas e de segurança. Manteve ainda a realização dos campeonatos regionais de futebol society cujo pico será a sensacional COPA DO BRASIL de Futebol Society, que será realizada no clube dos dias 03 a 06 de junho de 2010, com a presença de 32 equipes de todo o Brasil e ainda equipes estrangeiras oriundas do Canadá e do Chile. O clube foi ainda representado, em 2009, por uma equipe formada por seus sócios, no Campeonato Metropolitano de Futsal na categoria sub-17. Mantém ainda escolinhas de dança, balé, judô, natação, voley, futsal, ginástica, hidroginástica e tênis de quadra.

No primeiro mandato do presidente Edmar Roberto Tonholo de Rezende, foi criado o evento Comida de Boteco às quartas-feiras, foram realizados grandes shows como Paula Fernandes, Zé Ramalho, Kiko Zambianchi, Biquini Cavadão, Grupo Molejo, Rosa de Saron, Tico Santa Cruz, Nenhum de Nós, Fred e Gustavo, João Lucas e Diogo os Pholhas e Paralamas do Sucesso, feita a ampliação da capacidade da SE de energia elétrica para 525 KWA e da caixa d’água para 105 mil litros. Foi implementada uma completa reforma no refeitório dos funcionários, colocada uma cobertura entre o salão de sinucas e a área das churrasqueiras, implantado o sistema de Wireless nas dependências do clube, feita a arborização da Rua São Jorge, realizada a reforma do lago na entrada do clube, construção e inauguração da nova e moderníssima academia de ginástica, reforma das piscinas frias com a implantação do novo piso decorado e construção do banheiro familiar. Nesta gestão o clube intensificou as participações externas esportivas vindo a representar a equipe do Cruzeiro Esporte Clube de Belo Horizonte em competições nacionais de futebol 7, quando o clube ficou conhecido nacionalmente, principalmente através das transmissões dos jogos pela televisão.

Em seu segundo mandato, Edmar e sua equipe iniciaram a construção do espaço multiuso ao lado dos campos society 2 e 3, que é uma das maiores obras já implementadas pelo clube. Realização da Festa de 87 anos do clube, com apresentação da Banda Raça Negra. Bem como a reforma do salão de eventos, piscina aquecidas, saunas, sinuca , varandão, bar central, sala de ginástica, fermentaria, refeitório, luminárias, poda e plantio de arvores na praça de esportes, construção de camará fria próximo ao bar central, troca da grama sintética do campo nº 1, implantação de grama sintética no campo nº4, implantação de novas câmeras de segurança, aquisição de novas esteiras para academia, troca do forro do salão de eventos, construção da nova grupa de Nossa Senhora Aparecida ao lado do lago aquisição de um caminhão HR Hyundai com capacidade de 2500 Kg. No dia 10 de janeiro do ano de 2015, antes do fim de sua gestão o então presidente Edmar Tonholo de Resende, juntamente com os diretores de sua gestão inauguraram o "Espaço Multiuso", na solenidade de inauguração esteve presente funcionários, conselheiros, diretores e familhares.

E no dia 13 janeiro de 2015, a diretoria Biênio 2015/2016, assumiu a diretoria do clube sendo composta por: José Cruz Siffert (Presidente), José Pedroso (Vice-Presidente), Sérgio Amorim ,(1° Secretário), Dimas Marques (2° Secretário), Mauro Laizo, (1º Tesoureiro), Ciro Ribeiro (2º Tesoureiro), Edmar Tonholo (1º Diretor Social), Maurílio Santana (2º Diretor Social), Leonardo Bellavinha (1º Esportes), Ailton Lopes (2º Esportes), Márcio Melillo (1º Patrimônio) e Mauricio Matos (2° Patrimônio).

O objetivo maior das diretorias sempre foi promover o aprimoramento social e cultural de todos os associados e para isso nunca foram poupados esforços e dedicação de seus integrantes, que, apoiados pelos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e também pelos funcionários, conseguiram que o clube figurasse entre os melhores do país.

Ao longo de todos esses anos de construções e melhoramentos, o Clube Recreativo D, Pedro II oferece aos seus associados lazer, conforto e possibilidades da prática de diversas modalidades esportivas, possuindo:

  • Três quadras de tênis de saibro;
  • Três quadras de peteca externas e uma no salão de eventos;
  • Duas quadras poli-esportivas externas e uma no salão de eventos;
  • Três quadras de vôlei;
  • • Quatro campos para futebol soçaite com grama;
  • Uma moderna academia de ginástica;
  • Pista para caminhada;
  • Duas saunas masculinas e duas femininas;
  • Uma piscina olímpica e duas infantis;
  • Uma piscina semi-olímpica coberta e aquecida;
  • Quatro mesas de sinuca;
  • Quatro mesas para tênis de mesa;
  • Duas mesas de pebolim (totó);
  • Uma quadra para "badminton";
  • Dois parquinhos infantis com diversos brinquedos.

Atualmente o Clube Recreativo Dom Pedro II tem um total de 7235 sócios e, além de todas as atividades esportivas, oferece vários outros eventos que são realizados para promover o aprimoramento social e cultural de todos os associados. É de grande destaque a realização dos campeonatos internos de futebol soçaite com participação de várias equipes divididas em nove categorias (sub-11, sub-13, sub-15, acesso, 2ª divisão, 1ª divisão, veteranos, sênior e master) e que já está na sua 35ª edição, além de eventos sociais como carnaval, festa junina, boates, reuniões musicais às sextas-feiras, bailes, eventos para jovens, semana da criança, halloween e reveillon, dentre outras.

Todo esse sucesso não teria sido possível sem o apoio dos diretores e membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal que passaram pelo clube, bem como da ajuda prestada por todos os funcionários que estiveram no Pedro II durante toda a sua existência.